sexta-feira, 27 de maio de 2011

Traje Correto, Sucesso Garantido!

É comum quando recebemos um convite formal ou até mesmo um informal chegar junto com ele uma indicação de qual tipo de traje vestir. E mais comum ainda é simplesmente ficarmos perdidos diante daquela "indicação" sem saber nem como e nem o que usar naquela festa mega badalada onde vão estar todos os conhecidos.
Essa dúvida é bem comum tanto para homens como para nós mulheres, qual a diferença de PASSEIO COMPLETO para ESPORTE FINO... Entre outros nomezinhos que só nos confundem na hora de procurar aquela roupa ideal.
Então vamos a mais uma explicação e fiquem à vontade para tirar qualquer dúvida!

ESPORTE

É o mais simples e informal, (por favor, não confundam com roupas para praticar esportes!) ideal para ocasiões à luz do dia como almoços, confraternizações, exposições...

O que MULHERES devem vestir: Vestidos e saias leves em crepe, algodão ou linho. Calças de tecido plano em tons neutros ou até mesmo terninhos com tecidos opacos e cores claras. Bijuterias básicas, delicadas e discretas, nada com muita pedra ou muito brilho. Nos pés prefira sapatilhas, sandálias delicadas ou rasteirinhas mais refinadas. E nas bolsas vale uma carteira rústica ou bolsas de tamanho médio e por fim opte por uma make up leve, nada muito pesado.

O que HOMENS devem vestir: Não ache que porque o traje é esporte você pode ir de qualquer jeito ou com aquela calça jeans surrada que está a anos no fundo do seu armário. Se estipularam um traje é para teoricamente não haver ninguém destoando a harmonia do evento. Como é um traje mais despojado é possível optar por uma calça de sarja ou lã, camisa lisa ou xadrez e/ou blazer de cores claras de preferência sem gravata. Outra opção bem descontraída é a camisa pólo e nos pés de preferência aos sapatos de amarrar com solado grosso ou mocacim.

PASSEIO, ESPORTE FINO OU TÊNUE DE VILLE (lê-se Teni de Vié)

Traje um pouco mais caprichoso e formal que o esporte, requisitado a eventos como: teatro, vernissage, almoço de negócios, conferências, jantares, coquetéis...

O que MULHERES devem vestir: O visual não deve ser super carregado, e sim escolhido com bastante cuidado. Modelitos como tailleurs, terninhos ou conjuntos em cores claras para o dia e mais sóbrias para noite são super valorizados. Também são bem vindas as pantalonas, túnicas e tubinhos, tudo muito básico, mas com um ar mais elevado de sofisticação. Opte por acessórios discretos e bolsas em tamanho menores (nada de mochilas nem big bag) e nos pés aposte nos saltos médios ou altos para compor um look. Na make up dê uma caprichada, mas nada muito carregado formando um visual elegante, mas sem uma formalidade muito exagerada, essa é a proposta desse traje.

O que HOMENS devem vestir: Tanto para o dia quanto para a noite escolha camisas lisas, no máximo com listras discretas ou xadrez miúdo. Se o evento for pela manhã, um blazer e uma calça social caem muito bem, mas se for à noite, terno ou blazer com gravata são ótimas opções.

PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

É um traje mais sério, perfeito para ocasiões mais formais como óperas, jantares, formaturas, casamentos (realizados no período noturno), coquetéis e grandes comemorações como aniversários.

O que MULHERES devem vestir: Aposte em roupas refinadas com corte sofisticado. Vestidos no joelho, longuete ou midi, ou longo com ou sem bordado em tecidos nobres com ou sem brilho. Nos acessórios opte por jóias ou bijuterias finas, bolsas sempre pequenas e nos pés aposte em sandálias, scarpin ou chanel com salto alto. Capriche sempre na make up, mas cuidado para não sair de casa parecendo uma palhacinha, elegância é a palavra chave.

O que HOMENS devem vestir: Aposte nos ternos escuros com camisa social, de preferência lisa e sem botão no colarinho. Neste tipo de traje a gravata é obrigatória, mas dê preferência às gravatas de padrão elegante e sem muito detalhe. Já nos pés, sapatos de couro escuro ou de amarrar completam o look.

BLACK TIE, TENUE DE SOIRÉE OU RIGOR

A famosa noite de gala. Eventos sempre no período da noite, casamentos, grandes premiações, solenidades, ocasiões com o mais alto requinte. É uma noite para sair de casa linda e poderosa, escolha o vestido e os acessórios certos e encante por onde passar.

O que MULHERES devem vestir: Vestidos longos com recortes, transparências, fendas, decotes, rendas, bordados, brocados, tecidos como seda, tafetá, musseline, casimira... Prefira as jóias ou bijuterias de muita qualidade, use SEMPRE bolsas pequenas e sandálias ou sapatos de salto alto. Cabelo preso ou semi preso dão um toque todo especial junto a uma make up bem trabalhada.
Muitas opções para deixá-la linda, sensual e elegante estão disponíveis, mas cuidado para não pecar no excesso e sair da casa parecendo uma "árvore de natal" ou uma mulher vulgar, elegância, sofisticação, requinte e charme são palavras chave para compor esse look, tenha bom senso com a roupa e com o seu tipo de corpo e escolha um visual de fazer brilhar os olhos de qualquer um, sinta-se segura e curta cada segundo da noite.

O que HOMENS devem vestir: A tradução do nome BLACK TIE já indica a presença de gravatas pretas. Portanto o traje para o homem é o tradicional smoking: terno preto com gola de seda, camisa branca com gravata borboleta e uma faixa de cetim preta. Outras opções são o Summer-jacket (branco) e o dinner-jacket (branco ou azul claro), variantes do smoking para dias quentes. Nos pés use sempre sapato preto de fivela e lembre-se, elegância não é somente uma roupa, elegância é um modo de ser e se portar.

Um comentário: